segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Conhecendo mais alguns benefícios do Método Pilates



   

Olá pessoal, mais um dia do "Desafio Pilates", hoje vou apresentar alguns benefícios em geral que o Método Pilates proporciona para nós, após ler e pesquisar sobre seus benefícios, consegui uma fonte que abrange um pouco de tudo do nosso dia dia.
   O texto não é de minha autoria, porém acrescentei mais algumas idéias que estarão destacadas no texto.
   [ Bom só pra deixar registrado hoje fiz minha segunda aula de Pilates, senti tanto o abdome trabalhar que parecia que estava fazendo abdominais sem parar, sabe aquela ardência no infra?! Hahahah sai da sala realizada, depois ainda fiz um treininho de musculação que consistia em exercícios para peito, bíceps, músculos abdutores e adutores da perna e abdominais supra, já que no Pilates já tinha trabalhado MUITO mais a parte infra.]

   Veja o que especialistas dizem sobre o método Pilates:

   Combate o estresse
"A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração", aponta a professora Cristina Abrami. Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

   Ameniza doresO Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. "Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos", esclarece a fisioterapeuta Maitê Molica Ferrari, da clínica Acquaterapia. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias. O método só não é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.
[ Esse é um dos grandes motivos que vejo muitas das senhorinhas virarem praticantes do método, pelo menos na academia que frequento a grande maioria dos alunos são senhoras, e acredito mesmo que seja ótimo para pessoas mais idosas onde exercícios de impacto nem sempre são indicados.]

   Melhora a respiração
"O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma", explica a fisioterapeuta Maitê Molica. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

   Corrige a postura
Quando o Pilates foi criado por Joseph Pilates, acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. "Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços", observa Cristina Abrami. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.
[ Quem é que não enfrenta a rotina de trabalho sentado? Até eu que sou vendedora de shopping tem dias que fico sentada por horas, e a má postura diante do computador ou em qualquer outra ocasião. ]

   Melhora o desempenho na corrida
Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o Pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.
[ Tá aqui um dos pontos em que eu gostaria muito de chegar, a corrida. Eu logo irei prestar um concurso, logicamente se eu passar ( e vou), terei que passar pelo exame físico, e uma das modalidades será a corrida, e se tem uma coisa que eu odeio é correr, tanto na esteira, pior ainda ao ar livre, não consigo controlar a respiração e logo já estou sentindo dores, sabe aquelas na lateral do abdome? Espero que Pilates me ajude nesse quesito, quem aí tem o mesmo problema que eu?]

   Trabalha os músculos
"O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar", observa a fisioterapeuta Maitê Molica. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.
[ E aí será que não seria uma boa a mulherada que não gosta muuuuito de musculação, acrescentar aulinha de Pilates durante a semana? ]

   Melhora a flexibilidade
De acordo com Maitê Molica, os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. "Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo", conta a fisioterapeuta.
[ Outro ponto super interessante, sou praticante de Jiu Jitsu, e quem um dia já não se sentiu "encurtado" seria a palavra? Pois na Arte Suave é um tal de põem perna lá, braço pra cá, e vira o braço e torce aqui, vira lá. Hahaha Acredito que ser flexível nessa hora ajuda não?! ]

   Estimula a coordenação motora
"O conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor", explica a professora Cristina. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

   Previne fraturas osteoporóticas
O Pilates pode ser um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose. Primeiro porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea. Segundo, pelo fato de melhorar a coordenação motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. Por fim, estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.




   Bom pessoal é isso oque achei de mais interessante sobre esse método, e espero que ele ajude em tudo aquilo que eu espero.
   Espero que o post tenha ajudado vocês, mesmo que a nível de conhecimento.
   Abraços e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário