domingo, 30 de setembro de 2012

Desafio Pilates - Projeto Mamãe





Olá!!!
Hoje venho compartilhar esse novo desafio. 
Não, eu não estou grávida, mas por estes dias fiquei encucada e conversei com uma profissional sobre exercícios que gestantes poderiam fazer durante a gravidez. A resposta foi que o Pilates seria mais apropriado, desde que sempre com acompanhamento e autorizado por um médico.
Como futuramente pretendo ser mamãe, porque não ir preparado o corpo desde já?!
Comecei semana passada a frequentar as aulas de Pilates, a primeira aula foi bem light mas bem legal.
Vou procurar fazer pelo menos duas vezes por semana, afinal não é fácil conciliar a agenda de musculação, jiu jitsu, Pilates, cuidar da casa, do marido, de mim mesma e ainda trabalhar fora.

Então vamos aos benefícios para as gestantes?!

TRABALHO DE RESPIRAÇÃO
   É um dos princípios mais importantes do método Pilates. Através dele torna-se possível: a otimização de padrões respiratórios inadequados, melhorando a sensação de cansaço; a ativação de músculos do tronco e abdome que trabalham quando respiramos profundamente; a melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura ajuda a acalmar. Além da respiração própria do Pilates, também fazemos treinamento específico para quem deseja o parto normal.

FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA DO ABDOME
   O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado de transverso do abdome que funciona como um cinta. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.

FORTALECIMENTO DO ASSOALHO PÉLVICO
   Um assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto, melhora a circulação para a região pélvica, promove a rápida recuperação e cicatrização, auxilia na reconquista de boa qualidade muscular após o parto, previne incontinência urinária por esforço, apóia os órgãos da pelve, previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas e promove a estabilidade da musculatura postural.

MELHORA DA CIRCULAÇÃO
   Como o Pilates é uma atividade dinâmica, ocorre uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo. Isso é benéfico tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Um dos resultados visíveis é a prevenção de câimbras e inchaços nas pernas.

OTIMIZAÇÃO DA POSTURA
   Durante a gestação, o crescimento do útero promove um deslocamento do centro de gravidade que por sua vez conduz às alterações posturais típicas da gravidez. A projeção da coluna para frente pode trazer desconfortos musculares como a lombalgia, muito comum em gestantes. Com a prática assídua do Pilates, os músculos responsáveis pela postura são ativados através de um trabalho de reeducação de movimento e isso ajuda a amenizar os quadros de dor.

PREPARO PARA O PARTO
   A interação entre o corpo e a mente durante a prática do método, conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas dando um maior suporte para o parto.

FORTALECIMENTO DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES
   No Pilates, todo o corpo é trabalhado, assim tanto os braços quanto às pernas serão fortalecidos para ajudar a futura mamãe a ter qualidade de vida durante a espera e durante os cuidados com o bebê como carregar e amamentar.

ATIVIDADE DE BAIXO IMPACTO
   O método Pilates tem no seu amplo repertório exercícios com movimentos de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações das gestantes.

BEM ESTAR FÍSICO E MENTAL
   Os exercícios do método associados com a respiração e concentração promovem um relaxamento e um bem estar físico e mental às gestantes.

QUALIDADE DE VIDA
   A soma de todos os benefícios citados anteriormente possibilita uma melhora na qualidade de vida da mãe e conseqüentemente do bebê.

E aí oque acharam? Logo mais postarei os benefícios para o corpo em geral do método Pilates. Acredito ser um método bem bacana e complementar a outros exercícios.
Espero que tenham gostado do post, e em breve mais novidades.

Fonte: http://www.pilatesparagestantes.com.br/beneficios/

2 comentários:

  1. oie..adorei...estou gravidinha e fequentava a academia, agora estou fazendo so esteira bem leve e alguns aparelhos q nao force o abdome.
    Se vc tiver algumas dicas de musculação pra gestante me de um toque tá.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirian Pires, como falei eu conversei com uma profissional de Ed. Física justamente sobre isso, pois sou praticante de musculação. Mas estudarei e procurarei informações sobre musculação na gestação e assim que conseguir vou compartilhar aqui no Blog, obrigada pelo comentário!!! Beijos

      Excluir